Serra da Ibiapaba, maior produtora, será exportadora de abacate

A Serra da Ibiapaba, no Noroeste do Ceará, na divisa com o Piauí, tornou-se a maior produtora de abacate do Ceará.

E, dentro de três anos ou menos, tornar-se-á exportadora dessa fruta.

Na zona rural daquela serra, há, neste momento, 1.314 hectares cultivados de abacateiros em plena produção e mais 251 hectares em formação.

São 350 mil pés de abacateiros plantados em vários municípios ibiapabanos, cuja produção neste ano, segundo estimam os produtores, todos de pequeno porte, deverá chegar a 14.900 toneladas (ou 14 milhões e 900 mil quilos).

Erildo Pontes, especialista em irrigação e fruticultura e coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Executiva do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), que retornou ontem de uma visita à Ibiapaba, revelou a esta coluna que são cultivadas lá as principais variedades de abacate comercializadas no Brasil – Betânia, Quintal, Fortuna e Margarida.

Ele, porém, anunciou, como “grande novidade” o fato de que agricultores da Ibiapaba já estão a cultivar a variedade Avocado Hass, ainda pouco conhecida no Brasil, mas a mais consumida no mundo.

Esse “avocado” (nome espanhol que significa abacate) é famoso, também, por ser o principal ingrediente do “guacamole”, uma iguaria típica da culinária mexicana “que agrada aos paladares do mundo todo”.

Em Ubajara, Erildo Pontes, que acompanhou o titular da Secretaria Executiva da Sedet, agrônomo Sílvio Carlos Ribeiro, na visita aos hortifruticultores da Ibiapaba, esteve no Viveiro Mulugu, que, no ano passado, produziu 40 mil mudas de abacateiros, 14 mil das quais só do Avocado Hass, encomendadas por um cliente de Minas Gerais, e já entregues.

O Viveiro Mulungu produz e vende mudas de abacateiros e de outras frutas para os produtores da Ibiapaba e de vários estados brasileiros.

O secretário Sílvio Ribeiro e seu coordenador Erildo Pontes também visitaram outras propriedades rurais da Serra da Ibiapaba, a maior das quais cultiva o Avocado Hass com excelentes cargas da fruta.

Numa delas, com área de 15,2 hectares, cujo dono é um agricultor paranaense, estão sendo plantadas mudas de Avocado Hass. A área atual será ampliada para 30 hectares até o fim deste ano, pois a meta do produtor é dobrar a produção em 2023.

Noutra propriedade, com 50 hectares de área, outro agricultor planta mudas do Avocado Hass com um objetivo: iniciar, dentro de três anos, a exportação da fruta, cuja demanda mundial é maior do que a oferta.

Sílvio Carlos Ribeiro e Erildo Pontes apostam no futuro próximo da Ibiapaba, que se transforma, na velocidade do frevo, num Polo Hortifruticultor de produtos nobres, entre os quais o mirtilo (também chamado de blueberry), já produzido e comercializado nas redes de supermercados de Fortaleza, além de tomates do tipo cereja, pimentões coloridos e rosas, também encontrado nas gôndolas das redes nacionais supermercadistas.

Fonte: Diário do Nordeste_Coluna_  

Leave a Comment